Área Social

SERVIÇO DE

Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) destina-se a assumir a proteção dos direitos sociais dos cidadãos promovendo o bem-estar e qualidade de vida a pessoas idosas, portadoras de deficiência ou por doença ou outro motivo no seu meio familiar.

O SAD visa assegurar a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas quando por motivos de doença, deficiência ou outros, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas.

Quando falamos em satisfação das necessidades básicas referimo-nos à alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupas, higiene habitacional (pequenas limpezas no domicílio), alguns cuidados de saúde (nomeadamente administração de medicação de acordo com a prescrição médica) e atividades de animação/ socialização. Deste modo procuramos apoiar e reforçar a competência das famílias contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Procuramos prevenir situações de dependência, promovendo a autonomia, retardando assim o internamento e ainda incentivar a continuidade das relações familiares, de vizinhança e comunidade.

Paralelamente a estes serviços a Instituição empresta ajudas técnicas, desde que tenha disponível, a clientes e comunidade e fornece material de higiene.

Horário de funcionamento: todos os dias

Regulamento

Saiba de todas as condições sobre o Serviço de Apoio Domiciliário

Ficha de Inscrição

CENTRO

De dia

Definição

A resposta social Centro de Dia presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sócio-familiar.

 

Objetivos

• Prestar serviços que satisfaçam as necessidades básicas;
• Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento;
• Criar condições que lhe permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação familiar;
• Contribuir para a estabilização e retardamento das consequências nefastas do envelhecimento;
• Contribuir para a manutenção do idoso no seu meio habitacional.
Serviços
• Refeições;
• Convívio/ ocupação;
• Cuidados de higiene e conforto;
• Tratamento de roupas;
• Transportes;
• Administração terapêutica.

 

Horário: dias úteis (encerrado na 2ª F de Páscoa e dia 24 de Dezembro)

Atividades socioculturais

A animação tem um papel primordial em manter ou até melhorar as capacidades físicas e cognitivas do idoso, ajudando-o a encarar o seu envelhecimento como um processo natural de forma positiva e adequada, e a reconhecer a necessidade de manutenção das atividades físicas e mentais após os sessenta e cinco anos. Neste âmbito da animação/ocupação o Centro de Dia proporciona aos seus utentes um plano anual e semanal de atividades socioculturais, nos quais procura dinamizar atividades culturais, recreativas e ocupacionais que promovam a qualidade de vida e o bem-estar do idoso.

 

Atividades semanais

• Aula de manutenção física;
• Oração do terço;
• Caminhadas;
• Sessões de leitura em grupo (jornal, livros);
• Exercícios de motricidade fina;
• Exercícios cognitivos;
• Outras (a completar).

Regulamento

Saiba de todas as condições sobre o Centro de Dia

Ficha de Inscrição

APOIO À

Comunidade

COMUNIDADE

Prestamos à comunidade vários serviços, entre os quais a lavandaria, o aluguer de material ortopédico e para além desses temos também o serviço de refeição- almoço em regime de “take- away” pela situação atual que vivemos. Este serviço implica a marcação do mesmo que deverá ser feita, pelo menos no dia anterior. O preço terá de ser consultado na secretaria da Instituição.

AJUDAS TÉCNICAS

O Centro Social Arco-Íris disponibiliza à comunidade em geral o aluguer de vário material ortopédico, nomeadamente cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andarilhos, canadianas, entre outros.

Para saber as disponibilidades desse material, bem como as condições de cedência do mesmo, entre em contacto com a secretaria da instituição.

LAVANDARIA

O Centro Social Arco-Íris criou um serviço de lavandaria à comunidade, podendo qualquer cidadão requerer junto da instituição esse mesmo serviço, o qual prevê, entre outros, lavagem e secagem de tapetes, edredons, cobertores, colchas, bem como lavagem e secagem de roupa variada.

Para saber as condições de prestação deste serviço, entre em contacto com a secretaria da instituição.

CANTINHO ARCO-ÍRIS

Iniciado em novembro de 2016, o Cantinho Arco-Íris é um projeto direcionado para pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, preferencialmente residentes na área da antiga freguesia de Espinhel (Paradela, Espinhel, Piedade, Oronhe, Casaínho de Baixo e Casal d’Álvaro), e que se prende com a realização de atividades de carácter ocupacional totalmente gratuitas. Desde que o projecto iniciou, foram desenvolvidas atividades de ginástica, música e artes plásticas. As aulas de ginásticas decorreram já no Centro Social Arco-Íris, no Salão da Igreja de S. Pedro, em Paradela, no salão da Junta de Freguesia, em Espinhel, na sede da ARMEP (Piedade) e na sede da Banda Alvarense (Casal d’Álvaro). No que se refere à música, merecem destaque as sessões de musicoterapia que foram realizadas na ARCEL, pelo Prof. Luís Soares, as visitas ao Museu Etnográfico da Região do Vouga e ao Museu de Etnomúsica da Bairrada, e ainda a visita do Grupo de Danças e Cantares Tradicionais da Universidade Sénior de Águeda.

As atividades do Cantinho Arco-Íris podem ser frequentadas por qualquer pessoa com mais de 55 anos, bastando para tal fazer a sua inscrição – que é totalmente gratuita – junto da instituição.